terça-feira, 5 de agosto de 2014

Obras principais de Aleijadinho

         Talha

Como entalhador, é documentada a participação de Aleijadinho em pelo menos quatro grandes retábuloscomo projetista e executante. Em todos eles seu estilo pessoal se desvia em alguns pontos significativos dos modelos barrocos-rococós então prevalentes. O traço mais marcante nessas complexas composições, de caráter ao mesmo tempo escultórico e arquitetural, é a transformação do arco de coroamento, já sem frontão, substituído por um imponente grupo estatuário, o que segundo Oliveira sugere a vocação primariamente escultórica do artista. O primeiro conjunto foi o projeto da capela-mor da Igreja de São José em Ouro Preto, datado de 1772, ano em que entrou para a correspondente Irmandade.




Retabulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei

Retábulo da igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto.

Retábulo da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto.


       Arquitetura


Aleijadinho atuou como arquiteto, mas a extensão e natureza desta atividade são bastante controversas. Só sobrevive documentação relativa ao projeto de duas fachadas de igrejas, Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto e São Francisco de Assis em São João del-Rei, mbas iniciadas em 1776, mas cujos riscos foram alterados na década de 1770. A tradição oral sustenta que ele foi autor também do risco da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, mas a respeito dela só é documentada sua participação como decorador, criando e executando retábulos, púlpitos, portada e um lavabo. Também criou, como já foi mencionado, projetos para retábulos e capelas, que se enquadram mais na função do decorador-entalhador, ainda que tenham proporções arquitetônicas. 

Igreja de São Francisco em São João Del Rei.

Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto.

        Escultura


Sua maior realização na escultura de vulto completo são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas - as 66 estátuas da Via Sacra, Via Crucis ou dos Passos da Paixão, distribuídas em seis capelas independentes, e os Doze Profetas no adro da igreja, A tipologia da Via Sacra é antiga, remonta à tradição do Sacro Monte, nascida na Itália séculos antes de ser reencenada em Congonhas. O tipo se constitui num conjunto de cenas da Paixão de Jesus, de caráter teatral e patético, destinadas explicitamente a invocar a piedade e compaixão, reconstruindo resumidamente o percurso de Jesus desde a Última Ceia até sua crucificação. As cenas são usualmente dispostas numa série de capelas que antecedem um templo colocado no alto de uma colina ou montanha - e daí o nome de Sacro Monte - exatamente como é o caso do Santuário de Congonhas, guido por Feliciano Mendes em pagamento de uma promessa e imitando o modelo do santuário homônimo de Braga, em Portugal.


Conjunto de esculturas do santuário do Bom Jesus de Matosinhos(incluindo as mais conhecidas: Os doze profetas).




Um comentário:

  1. Prezado.
    As fotos não correspondem as legendas.Pela ordem de cima para baixo:
    1 -Capela mor da Igr. do Convento de São Francisco, em Salvador.
    2 - Retábulo da igreja Nossa Senhora do Carmo do Recife (não de Ouro Preto)
    3 - Nave e capela-mor da Igreja de São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro
    4 - Certo: Igreja de São Francisco em São João Del Rei.
    5 - Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto
    6 - certo:Conjunto de esculturas do santuário do Bom Jesus de Matosinhos, porém não mostra os profetas e sim os doze apóstolos.
    Seu blog é importante para divulgar nossa cultura e até mesmo ajudar alguns alunos nas suas pesquisas escolares, por isso me permiti a intromissão, para colaborar. Continue e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir